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Com a popularização das redes sociais, criar uma conta para divulgar os produtos e serviços da sua empresa tornou-se algo praticamente obrigatório. Afinal, milhões e milhões de pessoas se conectam a essas redes diariamente, interagindo com pessoas, instituições, marcas e muito mais.

E conforme crescia a demanda por esta nova forma de divulgação, aumentava também a necessidade de investimento em fotos e vídeos com boa qualidade, para que esse material pudesse ser compartilhado através dessas plataformas.

Com isso, fotos cheias de edição foram ganhando espaço e criando uma realidade onde, muitas vezes, o produto real em nada condizia com o que estava sendo compartilhado.

No entanto, com a chegada dos influenciadores e de um novo formato de marketing – que até então era novidade para todo mundo – essas fotos super trabalhadas (e até um pouco fakes, de tanta edição) começaram a perder força.

O público começou a entender que muitas daquelas fotos publicitárias eram montadas e passou a valorizar um conteúdo mais orgânico, que continuava sendo super bem produzido, mas passava a impressão de que tinha sido feito em segundos.

Foi a virada de chave para uma tendência que continua bombando até hoje: a das fotos reais.

Menos edição, mais realidade

Se você tem uma loja virtual, com certeza já deve ter recebido mensagem de um cliente inbox, pedindo para ter acesso a uma “foto real” do produto. O que o cliente espera com esse pedido, é ver aquela foto sem tanto tratamento, tirada na mão mesmo, sem cenário e sem produção, mas que o ajuda a ter mais certeza daquilo que está comprando, das verdadeiras tonalidades do produto, do tamanho, enfim.

As marcas, ao perceberem essa mudança de comportamento, passaram rapidamente a explorar isso e a compartilhar imagens mais “cruas”, que passavam, sim, por programas de edição, mas apenas para corrigir pequenos problemas, sem aquela sensação de que haviam sido completamente transformadas digitalmente.

E com o interesse crescente do público por fotos mais verdadeiras, abriu-se a possibilidade também das marcas aproveitarem o chamado UGC, sigla para User Generated Content (ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português) nas suas redes.

UGC – Loja da Bruna

Essas fotos feitas pelos próprios clientes refletiam exatamente as características que o público queria: pouca edição e mais realismo. E o melhor: era um conteúdo gratuito e que trazia junto com ele reforços importantes para a marca, como prova social, proximidade e construção dos brand lovers.

Um bom exemplo de marca que usa e abusa do UGC, por exemplo, é a Apple, cujo perfil do Instagram é quase que inteiro tomado por imagens feitas por usuários, inclusive marcando o arroba de todos eles em cada publicação.

Instagram – Apple

Pessoas se conectam com pessoas

Outra coisa muito importante para se ter em mente quando se pensa em foto para rede social é: fotos com pessoas engajam muito mais do que fotos que mostram apenas produtos. E o motivo é bem simples: pessoas querem se conectar com pessoas. É assim que funcionam as redes sociais e é pra isso que elas existem.

Portanto, sempre que possível, inclua pessoas nos seus registros. Mostre-as usando seus produtos, desfrutando deles e inserindo-os no mundo real. Digamos que você venda moletons, faça fotos de pessoas usando seus moletons no dia a dia e poste-as.

Você vai perceber que conseguirá fotos melhores e mais felizes dessa maneira. E pode até ser uma encenação, não tem problema. O importante é que o público reconheça aquela situação e se imagine nela.

Se você possui uma linha de roupas esportivas, tire fotos de pessoas caminhando ou andando de bicicleta com as suas peças. Se você tem uma lanchonete ou cafeteria, publique fotos de pessoas tomando suas bebidas fora do seu estabelecimento. Pode ser num momento relax, a caminho do trabalho, no home office ou na faculdade.

Instagram – oqvestir
Instagram – starbucks

Apresentar usuários reais em situações reais é uma ótima maneira de atrair outras pessoas reais que podem se identificar com o perfil dos seus usuários. Lembre-se: as pessoas gostam de ver seu estilo de vida representado, mesmo que esse estilo de vida seja absolutamente “normal”. É isso que irá aproximá-las da sua marca e transformá-las em verdadeiros clientes potenciais.

E você, também já observou que seu engajamento aumenta quando você publica fotos que mostram pessoas de verdade? Faça um teste e observe os resultados no seu Facebook ou do Instagram Insights.

Ah, e caso você ainda não tenha acesso aos dados do seu Instagram, aproveite para conferir o passo a passo de como fazer a conversão do seu perfil comum para um perfil comercial e obter informações detalhadas sobre seus seguidores e o resultado das suas publicações.

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