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Quando pensamos em email marketing, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é a caixa de entrada lotada de spams e propagandas, o que nos dá a sensação de que essa ferramenta está ultrapassada e cujas abordagens, muitas vezes, incomodam. Mas, não precisa ser assim.

Se bem trabalhado, o e-mail permanece forte e pode ser um dos principais meios de troca de mensagens entre empresas e pessoas. Dúvida? Então dá uma olhada nos números abaixo:

Números de email no Brasil

O Brasil ocupa o 9º lugar no ranking dos países que mais enviam email no mundo. São mais de 8 bilhões de acordo com o infográfico apresentado pelo Viver de Blog. Além disso: 

  • 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email;
  • 72% checam a sua caixa de entrada 6x ou mais todo dia;
  • Clientes que recebem novidades por email gastam 83% mais do que não cadastrados;
  • 82% dos consumidores abrem emails de companhias;
  • A cada R$1 investido, R$44,25 é o retorno médio na estratégia de email marketing.

Com isso, não tem como negar que o email marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para seu negócio nos dias de hoje!

Mas, qual será a melhor forma de trabalhá-lo? 

Aposte em um gerenciador de email marketing

É quase impossível investir em uma estratégia de email marketing sem recorrer a um gerenciador ou a uma ferramenta de automação. Isso porque, através delas, é possível manter uma comunicação linear com seus clientes, criar campanhas de email específicas para cada perfil de público, enviar lembretes sazonais de forma automática e muito mais. 

Foto: MailChimp – Unsplash

Essas ferramentas também te ajudam a manter seu lead aquecido, propondo novas interações com o seu negócio conforme ele avança no seu funil de vendas. Por exemplo, se o usuário baixou seu ebook de receitas, ele pode receber um email com receitas extras, indicações de vídeos para ajudá-lo na cozinha ou até uma lista de utensílios domésticos que podem auxiliá-lo no preparo dos pratos.

Outro recurso fundamental para quem trabalha com lojas virtuais, é programar emails com cupons de desconto para clientes inativos por um longo período ou lembretes de carrinho abandonado. Essas iniciativas costumam ter uma resposta bem interessante do público e podem garantir vendas inesperadas, com apenas uma boa automação. 

Analise os números

Outro benefício muito importante das ferramentas de gestão de email são as estatísticas que elas te fornecem. É possivel saber, por exemplo, qual a frequência da abertura ou leitura dos emails, quantas pessoas clicaram em links, quais links foram mais acessados, quais horários possuem melhor engajamento, entre muitas outras coisas. 

Foto: Stephen Dawson – Unsplash

Hoje em dia há diversas plataformas para o gerenciamento de campanhas de email marketing. O Mailchimp e o Mailerlite são bons exemplos de ferramentas gratuitas que podem ser muito úteis para negócios que ainda estão começando. 

Agora se a sua empresa já possui uma lista de clientes mais robusta e você precisa de automações mais complexas e elaboradas, a Orago recomenda o ActiveCampaign.

Aos poucos, você entende seus assinantes com mais profundidade e pode fornecer conteúdos, cupons e promoções alinhados com as necessidades do seu público.

Ofereça mais que seus produtos, ofereça conteúdo

Engana-se quem pensa que uma estratégia de email marketing para lojas virtuais se limita a enviar propagandas e promoções. É importante que ele seja um canal de comunicação rico, com conteúdo de qualidade, avisos importantes e gerador de relacionamento real entre a marca e o seu cliente. 

Envie avisos sobre horários de funcionamento em datas comemorativas ou feriados; informações sobre eventos que você e seu negócio promovam ou participem; parabenize seu cliente no aniversário; presenteie-o com um cupom exclusivo; ou seja, faça o seu contato ser importante para você e demonstre isso!  Afinal, compramos daqueles de quem lembramos e que sabemos que tem um carinho especial por nós.

Atenção e cuidado com os envios

Ficar atento com a frequência de envios é outra dica fundamental para quem quer construir um relacionamento sólido e saudável com o seu cliente. 

Quantas vezes você já se descadastrou de algum email marketing por estar irritado com a imensa quantidade de material (Inútil!!) recebido todos os dias?

Portanto, tenha sempre em mente que mandar 10 emails por dia pode se tornar bem desagradável para quem o recebe; mas mandar apenas um por mês também pode colocar em risco toda a sua estratégia anterior. 

Busque ao máximo conhecer o seu público alvo e, assim, criar listas segmentadas de envios. Talvez o contato que se interessa pelo conteúdo do seu blog não queira receber promoções da sua loja virtual. Dividir seu público em grupos com interesses parecidos, vai te ajudar a ser ainda mais assertivo nas suas campanhas. 

Foto: Rawpixel.com – Unsplash

Importante: Com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD é preciso respeitar a retenção de dados pessoais cadastrados. Então, sempre deixe claro as suas intenções ao coletar informações pessoais e tenha o consentimento dos titulares da mesma para o envio de qualquer informativo. 

Você só deve enviar e-mails com campanhas e anúncios para pessoas que aceitaram receber mensagens da sua empresa. Além disso, você deve criar opções fáceis e visíveis para que elas possam cancelar esse serviço. Caso contrário, você estará infringindo a lei. Evite multas!

O email marketing funciona sim, é bastante atrativo e uma das ferramentas mais baratas de interação com seu cliente. Mas nunca se esqueça de traçar suas estratégias priorizando conteúdo relevante e oferecendo benefícios reais ao seu público. 

Se você tem dúvidas de como iniciar nessa jornada, a Orago pode te ajudar! Assine nossa lista de novidades e receba informações sobre como gerenciar seu negócio com o Marketing Digital.

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