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De acordo com a pesquisa Digital 2022: Brazil, o WhatsApp está instalado em 96,4% dos celulares no Brasil, totalizando algo em torno de 165 milhões de usuários. Por isso, não tem como ignorá-lo na hora de realizar seus atendimentos, aproximar-se dos seus clientes e, claro, oferecer seus produtos ou serviços.

E a versão comercial do WhatsApp, lançada em janeiro de 2018, apresenta recursos bem interessantes para facilitar a interação do consumidor com a sua empresa, seja ela pequena ou grande.

Quais ferramentas estão disponíveis no WhatsApp Business?

Além da possibilidade de disponibilizar seu catálogo de produtos online, a versão business do comunicador instantâneo ainda conta com mensagens de saudação para novos clientes, recurso de respostas rápidas para dúvidas que você recebe com frequência e também permite etiquetar as conversas e dividi-las em categorias como “Novos clientes”, “Pagamento pendente”, “Aguardando aprovação”, etc. Tudo para manter o seu atendimento organizado e priorizar as demandas mais urgentes.

Aliás, o WhatsApp Business é um excelente aliado para você que quer inovar no relacionamento e implementar um bom atendimento para conquistar a satisfação do seu cliente, construindo uma boa experiência de compra e de pós-venda. Nós, inclusive, já demos algumas dicas sobre como priorizar a qualidade do seu atendimento. Confira.  

Importante: o WhatsApp Business é um aplicativo à parte do convencional e você precisa baixá-lo na loja de aplicativos do seu smartphone. Também é preciso ter um número de telefone celular ou fixo para usar.

Como cadastrar produtos no catálogo do WhatsApp Business?

Com a criação do catálogo é possível disponibilizar aos seus clientes uma série de informações sobre os produtos e serviços oferecidos, preço, detalhes e fotos. 

Para criá-lo, siga os passos abaixo:

1 – Toque no menu do canto superior direito, os três pontinhos.

2 – Toque em ferramentas comerciais.

3 – Toque na opção catálogo.

4 – Toque na opção “Adicionar Item”.

5 – Preencha os dados sobre o produto que será cadastrado e adicione uma foto do produto e toque em salvar

Pronto. Seu produto está cadastrado e será enviado para análise da ferramenta que, caso não encontre nenhuma irregularidade, disponibilizará o item para consulta dos seus clientes. Para saber quais tipos de produtos e serviços são proibidos no catálogo, confira a lista de restrições do aplicativo.

Com seu catálogo aprovado, você já pode enviá-lo aos seus contatos. Para fazer isso, basta tocar no clipe de papel disponível na caixa de mensagem e selecionar a opção catálogo.

O ‘pulo do gato’ no cadastro de produtos no WhatsApp Business

Durante o cadastro dos seus produtos, insira sempre várias fotos reais de cada item para que seu cliente veja como ele realmente é. Tente fazer fotos em diferentes ângulos, sempre que possível, coloque alguns objetos ao lado para que os clientes possam ter noção do real tamanho do produto, principalmente se você trabalha com itens pequenos como balas, brigadeiros , bijuterias, chaveiros, etc.

Confira o checklist do que não pode faltar no seu cadastro:

  • Informações úteis e detalhadas sobre o seu produto. Isso ajuda o cliente na hora de tomar a decisão de compra.
  • O preço do produto. Muitos clientes perdem o interesse por não saberem quanto custa e acabam desistindo de entrar em contato. Isso, inclusive, é um dever previsto no Código de Defesa do Consumidor.
  • Lembre-se sempre de revisar as informações do seu catálogo de vez em quando, remover itens indisponíveis e inserir novas informações sobre produtos ou serviços ofertados.

Ao usar o WhatsApp Business, você dá um grande passo para a divulgação e inserção do seu negócio no mundo digital de forma prática e barata, além de entender como funciona o universo das vendas online.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, pode encontrar mais detalhes sobre essas e outras funcionalidades do WhatsApp Business no site oficial.

Para saber mais sobre essas questões e tantas outras que envolvem o atendimento e o marketing digital, fique ligado aqui no nosso blog! Toda semana vamos trazer mais informações e dicas para você otimizar a sua rotina de trabalho e melhorar a comunicação entre a sua empresa e o cliente. 

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