Não importa qual seja o seu nicho de negócio, nem o tamanho da sua empresa, uma coisa é fato: as mídias sociais podem ajudá-lo a criar reconhecimento de marca e gerar leads. O Instagram, particularmente, vem se tornando cada vez mais uma excelente plataforma para marcas e produtos visualmente atraentes e, não por acaso, desde 2016 possui uma opção de conta especialmente desenvolvida para perfis comerciais.
Essas contas comerciais do Instagram, além dos recursos já conhecidos da plataforma, também incluem ferramentas avançadas e projetadas para ajudar você a entender seus clientes, medir seus resultados e conseguir levar o maior número de pessoas possível ao seu site.
Mas será que você conhece todas as diferenças entre uma conta comercial do Instagram e uma conta pessoal?
Pois é isso que vamos fazer aqui hoje: listar as particularidades de cada uma delas, seus principais recursos e como mudar seu perfil de pessoal para comercial, caso você ainda não tenha feito essa migração.
Conta comercial x conta pessoal:
Se você opta por ter uma conta do Instagram para negócios, passa a ter acesso a estatísticas importantes que te permitem acompanhar o engajamento da sua marca e suas interações. Essas ferramentas não estão disponíveis nas contas pessoais e são essenciais para te ajudar a entender melhor seu cliente e melhorar o alcance de sua empresa.
Além disso, os perfis comerciais também oferecem opções de impulsionamento do seu conteúdo, visando fazê-lo chegar em mais pessoas, sempre segmentadas de acordo com o perfil de clientes que te interessa.
Já a conta pessoal, ou conta básica, funciona muito bem apenas para pessoas físicas, que usam a ferramenta apenas como uma fonte de inspiração e como forma de se conectar com amigos e familiares. Com ela você consegue adicionar amigos, postar conteúdo, enviar mensagens diretas, mas não tem acesso aos dados do analytics e nem consegue patrocinar seus posts.
Perfis pessoais também possuem a característica de poderem ser definidos como privados, o que significa que apenas seus seguidores podem ver seu conteúdo, se você assim o quiser. Isso já não existe nas contas comerciais, já que o objetivo do usuário é justamente ampliar seu alcance e conquistar novos clientes.
Benefícios de quem tem um perfil comercial do Instagram
Acesso ao Instagram Insights
O Instagram Insights é a ferramenta de estatísticas da plataforma. E embora ele ainda forneça poucos dados se comparado com outras redes, ali você encontra algumas informações essenciais sobre sua conta e o desempenho de suas postagens, como por exemplo, número de posts, impressões, alcance, visualizações de perfil, cliques no site e cliques no e-mail.
Ele também fornece dados demográficos detalhados de seus seguidores (quando você atinge pelo menos 100 pessoas na sua página): sexo, idade, locais por cidades e países e quando – qual horário do dia – eles são mais ativos.
O Instagram Insight também permite visualizar suas postagens históricas por engajamento e impressões durante um período que você definiu, até dois anos. Além disso, fornece dados relacionados a postagens tradicionais, Stories, reels, vídeos ao vivo e promoções.
Inserir botão de contato
Um recurso bem útil liberado apenas para contas com um perfil comercial é o de adicionar um botão de contato ao seu perfil. Quando alguém clica no botão, você pode configurá-lo para que ele possa enviar um e-mail para você, fazer uma ligação telefônica ou fornecer um mapa mostrando sua localização (excelente para quem tem loja física, por exemplo).
Você também pode optar por incluir um botão de ação. Os botões de ação conectam seu perfil do Instagram a outros serviços online para que os clientes possam interagir com sua empresa diretamente do seu perfil. Atualmente, o Instagram oferece três tipos de botões de ação: pedir comida, reservar agora e reservar.
Possibilidade de fazer anúncios pagos
Se você quiser promover suas postagens no Instagram, precisará de um Perfil Comercial.
Essa escolha pode ser feita através da própria plataforma do Instagram (embora não seja a melhor opção) ou pelo Meta Business Suite. Você cria seus anúncios por lá e escolhe onde deseja que ele seja veiculado (pode ser no Instagram, no próprio Facebook e até no Messenger).
Marcação de produtos
Além disso, uma outra exclusividade do Instagram comercial é a marcação de produtos. Se você possui uma loja online, pode conectar o catálogo da sua loja com a plataforma e marcar os produtos diretamente nas suas postagens, assim como fazemos com nossos amigos. Assim, sempre que alguém clicar na sua tag, será enviada para uma descrição completa do produto com um botão “Comprar agora”, que as direcionará para o seu site, a fim de finalizarem a compra.
Verificação de idade
Já esse recurso é um pouco mais específico e interessante para negócios nichados. Por exemplo, se você tem uma loja de bebidas, poderá definir uma idade mínima para acesso à sua conta, que corresponda à idade legal para beber em seu país. Dessa forma, você garante que não estará exibindo seu conteúdo para potenciais compradores menores de idade.
Como fazer a mudança de perfil pessoal para perfil comercial?
Bom, agora que você já entendeu todas as vantagens que pode ter migrando sua conta para um perfil comercial, que tal aprender como fazer isso?
O procedimento, na verdade, é bem simples. Confira o passo a passo.
1 – Acesse a página inicial do seu Instagram e clique no menu disponível no canto superior direito;
2 – Clique em Configurações e, em seguida, acesse Conta;
3 – Vá em Mudar para conta profissional;
4 – Clique em Continuar até passar todas as quatro mensagens de orientação;
5 – Escolha uma categoria que melhor descreva a sua área de atuação;
6 – Na sequência, responda em qual categoria você se encaixa: Criador de conteúdo ou empresa;
7 – Revise todas as informações e escolha se você quer que esses dados apareçam no seu perfil ou se você prefere ocultá-los;
8 – Conecte sua página no Facebook. Se você não possui uma, você pode criá-la ou escolher a opção “Pular”
9 – Configure sua conta profissional. É aqui que você vai acessar todas as ferramentas exclusivas das contas comerciais, como acessar os insights e as ferramentas de anúncio.
Lembre-se sempre de incluir a URL do seu site (caso você seja uma loja online ou possua um site com todas as informações do seus serviços, por exemplo) ou de disponibilizar seu endereço, se você for um negócio local.
E pronto. Agora você é dono oficialmente de uma conta comercial no Instagram. Tire proveito de todas as ferramentas, dedique tempo para analisar seus dados, conheça seu público e, mais do que tudo, nunca se esqueça de que esse pode ser um excelente canal de comunicação com o seu cliente. Por isso, responda rápido às solicitações, ouça seus seguidores e compartilhe conteúdo diferenciado, que possa, verdadeiramente, transformar a vida e a rotina das pessoas que irão comprar com você.
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