Você pode até relutar, mas o seu negócio precisa estar presente nas redes sociais. Elas são uma ferramenta essencial para comunicação, troca de ideias e compartilhamento de informações. Mas, no meio de tantos afazeres e de tanta correria, organizar as redes sociais pode se tornar uma tarefa cansativa e extensa.

Com uma rotina agitada nos negócios, é fundamental ter controle para não se perder. Por isso, talvez seja necessário você contar com a ajuda de um calendário editorial.

É com ele que você poderá programar suas publicações, anotar ideias e deixar o seu trabalho nas redes sociais mais dinâmico e organizado.

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial ajuda a trazer um cronograma de ações estratégicas para o marketing do seu negócio. Claro que o conteúdo vai depender do seu foco e da quantidade de peças que você consegue produzir. Pode ser que você precise de um calendário apenas para o seu email marketing, outro para o seu blog e um terceiro para as as suas redes sociais. Ou você pode programar tudo junto. 

Com o calendário em mãos, você passará a planejar suas publicações com antecedência e conseguir manter a qualidade e a diversidade das suas postagens nas redes sociais. Além disso, quando conseguimos visualizar o todo, fica possível traçar planos para a divulgação e pensar em como os posts vão contribuir para enriquecer suas estratégias. E, com o tempo, você começa a entender melhor o seu fluxo de postagens e ainda monitorar o que seu público alvo gosta e reage melhor.

Preciso estar presente em todas as redes sociais?

Na verdade, não. Mas é fundamental que você estabeleça quais redes são compatíveis com o seu público alvo; qual oferece para o seu negócio a melhor abordagem, formatos, tipo de publicações; e qual você tem mais familiaridade para gerar conteúdo. Se, durante essa análise, mais de uma rede social fizer sentido para você, talvez seja necessário elaborar um planejamento de postagens diferente para cada uma delas, afinal, elas têm características específicas e todas precisam estar alinhadas com o seu objetivo principal: atrair mais clientes para o seu negócio.

Existe horário e frequência ideal para postar?

Na internet – e principalmente nas redes sociais – não existem regras pré determinadas que funcionem para todos. Tudo é teste.

Por isso, não fique preso aos gurus da internet que acham que sabem a fórmula secreta dos algoritmos nas redes sociais. O Facebook, Instagram e TikTok, por exemplo, vivem mudando o modo como entregam suas postagens.

Não dá para adivinhar como o algoritmo estará trabalhando e não dá pra achar que a estratégia que deu certo para Pedro, também funcionará para Paulo. Mas, é possível levar em conta dados do seu próprio negócio, para tentar entender e antecipar comportamentos do seu cliente. O Meta Business, por exemplo, te informa qual o melhor horário para agendar na sua página do Facebook e Instagram, baseado no comportamento da sua audiência. Nós, inclusive, já demos algumas dicas de como tirar o melhor proveito dessa ferramenta. Confira. 

Agora falando de quantidade, não é um segredo que, para fazer com que sua rede social seja um sucesso, você precisa marcar presença. Não precisa postar 5 vezes por dia, mas também não dá pra achar que um post por semana vai fazer milagre no seu faturamento.  Tente encontrar um equilíbrio saudável para você e para o seu cliente. Afinal, caso você defina uma meta que não consegue cumprir, vai se sobrecarregar e isso irá te atrapalhar em outras áreas da sua empresa.

Como organizar seu calendário editorial?

Agora que você já entendeu como um calendário é importante para o seu marketing, as ideias na sua cabeça devem estar fervendo. Para organizá-las, você pode utilizar o calendário do Meta Business Suite. Basta você ir até a opção “Planejador” e selecionar se você prefere que ele exiba sua semana ou seu mês para trabalhar. Há uma aba na lateral chamada Momentos, que exibe datas importantes como feriados e datas comemorativas.

Painel do Meta Business em formato mensal exibindo os posts agendados.
Planejador do Meta Business é uma “mão na roda”!

Caso você goste do Excel, também pode usá-lo como ferramenta para organizar suas postagens. Nós, particularmente, não gostamos muito, o visual não é atraente e como o arquivo não fica aberto sempre, pode ser que algo passe despercebido. A não ser que você crie uma rotina de olhar todos os dias, como conferir seus emails.

Outra alternativa interessante é o aplicativo de calendário do seu celular. O calendário do Google, além de reunir datas importantes, ainda permite que você compartilhe e monte um calendário em equipe, que pode ser acessado tanto no desktop quanto no mobile. 

E temos o nosso queridinho, o bom e velho papel! Você sabia que sua mente grava e lembra melhor as coisas que você escreve em um papel? Além disso, você pode utilizar um Planner semanal ou mensal, ele ficará bem visível colado em um quadro de anotações ou próximo do seu computador.

Use marcadores de texto de diversas cores para destacar qual a rede social será postada, o tipo de post abordado, as imagens que deverão ser usadas. E mais: não jogue-os fora quando o mês ou a semana acabarem. Você pode utilizá-lo para futuras consultas e reaproveitar ideias de conteúdo que deram certo.

Exemplo de calendário editorial

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: poxa, mas onde eu acho um calendário desses para começar a me organizar? Pois é claro que nós vamos te ajudar. Criamos um modelinho exclusivo para dar o empurrão que faltava no seu projeto de organização. E, inclusive, já montamos um com ideias prontas, para você entender como preencher e, de repente, até tirar uns bons insights de conteúdo. Por que não, não é mesmo? Ambos estão disponíveis em formato PDF e gratuitos para você baixar.

Lembre-se que os conteúdos indicados não são uma regra e não representam o que realmente irá engajar nas suas redes sociais. São apenas sugestões que nós já usamos por aqui. Mude as ordens, modifique ou remova os que não se encaixam com o seu nicho, veja o que funciona melhor para o seu negócio e coloque suas ideias pra fora. Tenha em mente, sempre, que não existe post errado. Muitas vezes, o que a gente acha que não faz sentido, é o que os clientes mais curtem. Arrisque-se.

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Seu Calendário Editorial em formato PDF para imprimir e usar quantos quiser! Além de acompanhar um guia de usabilidade, você recebe um calendário completo com exemplos de posts para você postar todos os dias.

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Ficou com dúvidas ou tem sugestões para nós? Deixe nos comentários! Tire uma foto do seu calendário editorial e marque a Orago (@oragodigital) nas redes sociais para dar aquela força!

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