Basta dar um Google com o termo “loja virtual” e você encontrará diversas opções de sites que vão te ajudar a criar a sua de forma rápida e segura. E o melhor: sem pagar nada por isso!

O problema é que ao acessar esses sites – todos com fotos encantadoras e recheadas de pessoas sorrindo, além de frases como “Transforme o seu negócio em uma máquina de vendas!” ou “Crie sua loja em 10 minutos e comece a vender hoje mesmo” – muita gente tem a falsa ideia de que ter uma loja online é muito fácil. 

Mas não é! Antes de decidir investir no digital, você precisa estar preparado para disponibilizar tempo e atenção à sua loja, lidar com todas as demandas que ela traz e investir em atualizações frequentes para que ela se mantenha atrativa para o seu consumidor. 

Infelizmente, muitos empresários não se dão conta disso num primeiro momento, sofrem para manter a operação funcionando, não atingem os resultados esperados e ainda passam a achar que a internet “não é tudo isso que falam”. 

No mercado digital, estamos frente à frente com negócios de todos os nichos e tamanhos.  Microempreendedores disputam espaço com gigantes do mercado, players de atacado e varejo, todo mundo remando no mesmo barquinho e buscando alcançar o mesmo objetivo: uma loja virtual de sucesso (de preferência no menor tempo possível).

Imagem: Freepik

E para que você não caia na tentação de se deixar levar apenas por uma boa propaganda, criamos um guia rápido que vai te ajudar a identificar se você realmente precisa de uma loja virtual para o seu negócio. 

Lembrando que não existe uma receita mágica ou uma estratégia que funcione para todos. Por isso, antes de decidir abrir uma loja virtual, você precisa definir toda a arquitetura do seu negócio online.

1 – “Pra quem?” e “para quê?” – Defina o seu nicho e o seu público alvo

Criar uma loja virtual é muito mais que escolher o nome, as cores, a plataforma e vender os produtos. Até as melhores ideias podem falhar se você não tiver um bom planejamento e um gerenciamento adequado à realidade do seu segmento e, principalmente, do seu público alvo.

Além disso, antes de pensar em produtos, pense em pessoas: o que sua loja vai representar? Quem são seus clientes ideais? O que o seu produto ou marca defendem?

Definir o seu público alvo é essêncial! Imagem: Freepik

Feito isso, aí sim é a hora de ter ideias para seus produtos. Faça uma pesquisa sobre os desejos do seu nicho e não escolha um segmento superlotado. Se você sabe que não terá poder de barganha junto aos fornecedores para competir com grandes players, talvez seja melhor repensar sua escolha.

2 – Fique atento às obrigatoriedades de uma loja virtual

Ter uma loja virtual exige praticamente as mesmas preocupações de uma loja física. Além de ter seu espaço na internet, é necessário investimento financeiro e muito planejamento.

A diferença é que o tempo para se abrir uma loja virtual é bem menor. De acordo com o Guia do E-commerce, publicado em 2017 pela ABRADI/SP, o tempo médio para a construção de uma loja virtual leva em torno de 30 a 45 dias apenas, mas há diversos fatores que devem ser levados em conta antes da execução do projeto.

Dê uma olhada no exemplo abaixo:

Loja físicaLoja virtual
Alvará de funcionamento da prefeitura e do corpo de bombeirosAlvará de funcionamento da prefeitura (Notas Fiscal Eletrônica)
Projeto arquitetônicoPlataforma da loja virtual
Layout da lojaConfiguração e integração nas plataformas
Marketing e publicidadeMarketing e publicidade
Precificação de acordo com o mercadoPrecificação de acordo com o mercado

Preciso mesmo emitir a nota fiscal eletrônica?

Qualquer transação comercial no Brasil é obrigatória a emissão da NFe (nota fiscal eletrônica). Num primeiro momento, as notas poderão ser geradas no site da receita federal, mas conforme sua loja for crescendo e mais pedidos forem chegando, será necessário um sistema de emissão de NFe. Alguns municípios também disponibilizam a emissão de notas em sistemas online. Entre em contato com a prefeitura da sua cidade ou com um posto do Sebrae. 

Você também pode usar um ERP, que costuma ter um preço fixo mensal e é indicado para quando a sua loja virtual atingir um volume considerável de vendas por dia. Com ele você pode automatizar processos, reduzir erros e, dessa forma, economizar tempo. A Orago recomenda a plataforma Bling!, que te ajuda nas emissões das notas fiscais, organização do estoque e também na criação e organização dos seus cadastros.

3 – Entenda como funciona as operações em uma loja virtual

Quando você decide abrir uma loja virtual, precisa estar preparado para lidar com o processo de compra online, que é bem diferente do que acontece no ambiente físico. Por isso, diariamente será necessário seguir o passo a passo abaixo:

Operações básicas da loja virtual:

  • Conferir os pedidos recebidos;
  • Confirmar os pagamentos;
  • Separar, conferir e embalar os pedidos;
  • Emitir NFe e imprimir as etiquetas;
  • Enviar os pedidos aos Correios ou aos pontos de coleta da sua transportadora;
  • Acompanhar a entrega do produto e estar preparado para possíveis dúvidas ou problemas que aconteçam depois que o cliente recebê-lo (trocas, devoluções, itens avariados, etc).

Sim, acompanhe cada passo dos seus pedidos, não ache que o sistema de rastreamento da mercadoria basta. Assim você consegue detectar problemas nas entregas antes mesmo do seu cliente e já pode pensar em formas de solucionar a ocorrência de forma rápida.

4 – Tenha um cronograma de marketing

A empolgação de lançar uma loja virtual é muito grande, o problema é que muitos empreendedores acreditam que basta colocar o site no ar e esperar os pedidos caírem do céu.

E adivinha? Não é assim que funciona! Você precisa divulgar a sua loja virtual e seus produtos, caso contrário, como as pessoas vão saber que você existe? 

Por isso, ter um bom planejamento estratégico de marketing é fundamental para o sucesso do seu negócio. Faça fotos dos produtos, crie uma rede social, estabeleça um cronograma de postagens, invista em anúncios pagos no Google, no Facebook ou no Instagram e busque ferramentas que te ajudem a otimizar tudo isso. Já falamos sobre isso aqui no blog.

Lembre-se de fazer a sua marca ser vista e estabeleça um canal direto de comunicação com o seu cliente. Isso gera aproximação, confiança e credibilidade. Pontos fundamentais na hora de alguém tomar uma decisão de compra. 

Muitos empreendedores quando conseguem se fixar em sua loja virtual, acabam deixando suas redes sociais de lado. E isso não pode acontecer em hipótese alguma! Nós também já abordamos esse assunto por aqui. Confira.

5 – Seja criativo e inove sempre

Esteja preparado para fazer ações que possam impulsionar sua loja virtual para garantir o ciclo de vida de sua loja e alcançar o sucesso desejado. Tem uma data importante para o seu nicho se aproximando? Lance um produto especial ou um Kit que ajude a aumentar seu ticket médio. 

Quer restabelecer contato com aquele cliente que não compra faz muito tempo? Envie um email marketing dizendo que está com saudades e ofereça um cupom de desconto. Vendeu uma capinha de celular? Que tal lembrar o comprador que sua loja também trabalha com outros acessórios como películas, fones de ouvido e adaptadores, por exemplo? 

Se falta tempo para pensar e organizar tudo isso, terceirize. Uma agência especializada em marketing pode ser essencial para te ajudar a enxergar pontos estratégicos que você talvez não esteja visualizando e, com isso, atrair mais clientes para sua loja virtual.

Mas tenha em mente que ter uma agência parceira não significa se afastar de tudo e esperar que as ações aconteçam. Esse trabalho precisa ser feito em conjunto, para que as suas necessidades sejam realmente atendidas. Afinal, nenhuma equipe contratada vai conhecer a realidade do seu negócio tão bem quanto você. Por isso, acompanhar o processo, propor ideias e esclarecer as dúvidas da equipe é fundamental.  

Legal! Estou pronto para ter minha loja virtual

Se você identificou que o seu negócio está pronto para seguir todas essas dicas acima, parabéns! Você pode começar a criar sua loja virtual.

Visite as plataformas, veja seus diferenciais, use os períodos de teste gratuitos para se familiarizar com seus layouts e ver qual delas você mais gosta. A Loja Integrada, a loja Tray, e a Nuvem Shop, por exemplo, são as maiores referências no Brasil com soluções para lojas virtuais e também apresentam soluções administrativas bem úteis, além de integração com marketplaces, redes sociais e até com o WhatsApp.

Acho que meu negócio ainda não está maduro o suficiente. E agora?

Se você acha que ainda não é hora de abrir sua loja virtual, não se preocupe! 

Você pode testar coisas mais simples neste início, como vender pelas redes sociais ou pelo whatsapp, para entender como o processo funciona e adquirir experiência com vendas pela internet.

Com o  WhatsApp Business, por exemplo, você pode criar um catálogo de produtos, organizar o atendimento e acompanhar suas mensagens de uma forma simples e rápida. Nós ensinamos as facilidades do WhatsApp Business aqui no blog.

O importante é que você evite tomar decisões precipitadas. Afinal, uma vez que a experiência do seu cliente não for a que ele espera, sua loja pode começar a ter comentários negativos e, uma vez questionada, pode ser bem difícil recuperar a confiança dos seus compradores. 

E caso queira conversar sobre o assunto para tirar suas dúvidas, conte com a Orago. Temos uma equipe especializada em e-commerce com soluções para o marketing digital da sua marca ou negócio.

Acompanhe também o nosso blog e fique por dentro das novidades e dicas para lojas virtuais e vendas pela internet. Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário para nós.

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