Num primeiro momento, manter as redes sociais da sua empresa atualizadas parece que vai ser super simples: basta tirar foto de algum produto da loja e compartilhar a escolha do dia com os seus seguidores, certo?
Mas, aos poucos, você percebe que não é tão fácil assim.
A correria do dia a dia e das demais funções faz com que essa tarefa acabe sempre sendo sempre deixada de lado. “Tudo bem, amanhã eu posto alguma coisa”, você diz. Mas o amanhã chega e, novamente, não dá tempo de pensar nisso. E nem depois. Até que na sexta-feira você se dá conta que o perfil passou a semana toda sem atualização. Aí você prepara um post sem pensar muito e o engajamento decepciona.
Inevitavelmente vem aquela ideia de que tudo isso é inútil e não vale a pena se preocupar com postagens que ninguém lê. E é assim que o perfil vai ficando “às moscas”. Até você nem se lembrar mais que ele existe.
Conhece essa história?
Pode não parecer, mas a quantidade de perfis comerciais inativos nas redes sociais é imensa. E você provavelmente já se deparou com um deles em algum momento. Sabe quando você pesquisa uma empresa no Google, vai procurar as redes sociais para ver os trabalhos realizados e coletar mais informações sobre ela e vê que o perfil está sem atualização desde 2018? Bate aquela sensação de que, de repente, ela nem existe mais. Mas aí você liga, a empresa atende e você logo fica sem entender nada.
![Na imagem: Empresa de transportes para viagens ainda ativa, mas com a ultima postagem em 2017](https://orago.com.br/wp-content/uploads/2022/08/orago-digital-rede-social-sem-atualizacao.png)
Pois é o que acontece com boa parte dos negócios que não dedicam um tempo para fazer o planejamento de suas postagens. Para que isso não ocorra com você, separamos algumas dicas que podem ser fundamentais. Confira:
– Tire um dia da semana (ou do fim de semana) para pensar o que pode ser aproveitado nas suas redes sociais pelos próximos dias: um produto novo que você vai receber, o mais vendido da semana anterior, alguma coisa que você tenha muita sobra em estoque, uma dúvida que seus clientes sempre têm, algo que tenha a ver com o momento (dicas de presentes para o Dia dos Pais, por exemplo; kit especial de Natal, coisas do tipo);
– Organize esse material, pense nas fotos, nas legendas dos posts e programe tudo através do Business Suite (se você ainda não conhece, nós falamos sobre ele aqui neste texto)
– Pense também em enquetes e caixinhas de perguntas que você pode abrir nos stories, para conversar com os seus seguidores. Elas são uma ótima alternativa de conteúdo rápido e que gera infinitas possibilidades de material para o futuro.
Mas afinal, o que pode virar conteúdo para as nossas redes sociais? Na verdade, quase tudo é conteúdo hoje em dia, basta a gente pensar um pouquinho mais fora da caixa e entender que as nossas redes são muito mais do que uma vitrine virtual de produtos.
![](https://orago.com.br/wp-content/uploads/2022/08/orago-digital-ideia.png)
Quer uma ajuda? Então dá uma olhada nessas ideias de conteúdo que você pode explorar no seu negócio (além dos posts de produto):
– Aproveite as respostas que você obtém através da interação com o seu usuário para gerar seus próximos conteúdos. Por exemplo, se você postou um enquete perguntando qual cor de peça seus seguidores gostam mais, faça uma seleção de itens com a cor vencedora e monte um post no seu feed destacando esses produtos;
![](https://orago.com.br/wp-content/uploads/2022/08/orago-digital-ideia-de-enquete-instagram-819x1024.png)
– Sempre que possível mostre nas redes sociais seu dia a dia e sua rotina. O que pode parecer sem graça para você, muitas vezes aproxima o seu seguidor e faz com que ele se sinta mais conectado com a sua loja;
– Dê um rosto para as pessoas. Mostre quem são os funcionários que respondem as mensagens online, quem é a equipe responsável pela expedição, diga seus nomes. É mais uma tática para que seu consumidor perceba que tem alguém de verdade ali atrás da tela, falando com ele. Isso faz toda a diferença na experiência. A loja de roupas Reserva, por exemplo, faz isso muito bem e envia, junto com cada pedido, um folder com a foto e o nome do funcionário que o embalou. A iniciativa sempre surpreende. Mas lembre-se: você precisa da autorização do funcionário para isso, ok?
– Peça sempre para que seus seguidores compartilhem seus produtos na rede social e marquem o perfil da loja. Isso te proporciona um conteúdo fácil e rápido de ser repostado e ainda gera prova social, ou seja, quem te seguem têm a chance de ver que pessoas reais tiveram uma boa experiência com a sua loja e se animam para experimentar também;
![](https://orago.com.br/wp-content/uploads/2022/08/orago-digital-ideia-de-agradecimento.png)
– Tem muito cliente perguntando a mesma coisa ou com dúvida sobre um mesmo produto? Faça um vídeo esclarecendo essas dúvidas e compartilhe no seu feed;
– Sempre que chegar um produto diferente grave um vídeo ou uma faça sequência de fotos ensinando a montar/usar e explicando seus diferenciais. As pessoas amam e vão se interessar ainda mais pela novidade;
– Crie eventos temáticos quando quiser aumentar a visibilidade de uma categoria de produtos específica. Por exemplo: Semana da camiseta, Quinzena da decoração, etc., e faça posts especiais durante todo o período. Se possível, ofereça um cupom de desconto para quem te acompanha nas redes sociais;
– Reforce suas formas de pagamento e os benefícios que a sua loja oferece (desconto para pagamento à vista, parcelamento sem juros no cartão, frete grátis para compras com um valor mínimo, entre outros). Nem todo mundo tem paciência para procurar essas informações no seu site;
E aí, gostou das ideias? Fazendo isso toda semana você vai perceber que, aos poucos, vai precisar de cada vez menos tempo para se organizar e manter tudo funcionando redondinho. Além disso, quanto mais você posta, maior a chance do seu usuário ter contato com o seu conteúdo e de engajar com ele. É um trabalho de formiguinha, mas que vai te render muitos benefícios no médio e longo prazo. Acredite!
Lembrando que hoje em dia já existem vários aplicativos que te ajudam a elaborar artes incríveis para as suas redes sociais. Nós falamos sobre eles recentemente lá no nosso Instagram, mas podemos trazer o assunto também para cá se vocês quiserem. Deixem pra gente nos comentários se vocês se interessam por esse conteúdo, combinado?
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