Num primeiro momento, manter as redes sociais da sua empresa atualizadas parece que vai ser super simples: basta tirar foto de algum produto da loja e compartilhar a escolha do dia com os seus seguidores, certo?
Mas, aos poucos, você percebe que não é tão fácil assim.
A correria do dia a dia e das demais funções faz com que essa tarefa acabe sempre sendo sempre deixada de lado. “Tudo bem, amanhã eu posto alguma coisa”, você diz. Mas o amanhã chega e, novamente, não dá tempo de pensar nisso. E nem depois. Até que na sexta-feira você se dá conta que o perfil passou a semana toda sem atualização. Aí você prepara um post sem pensar muito e o engajamento decepciona.
Inevitavelmente vem aquela ideia de que tudo isso é inútil e não vale a pena se preocupar com postagens que ninguém lê. E é assim que o perfil vai ficando “às moscas”. Até você nem se lembrar mais que ele existe.
Conhece essa história?
Pode não parecer, mas a quantidade de perfis comerciais inativos nas redes sociais é imensa. E você provavelmente já se deparou com um deles em algum momento. Sabe quando você pesquisa uma empresa no Google, vai procurar as redes sociais para ver os trabalhos realizados e coletar mais informações sobre ela e vê que o perfil está sem atualização desde 2018? Bate aquela sensação de que, de repente, ela nem existe mais. Mas aí você liga, a empresa atende e você logo fica sem entender nada.
Pois é o que acontece com boa parte dos negócios que não dedicam um tempo para fazer o planejamento de suas postagens. Para que isso não ocorra com você, separamos algumas dicas que podem ser fundamentais. Confira:
– Tire um dia da semana (ou do fim de semana) para pensar o que pode ser aproveitado nas suas redes sociais pelos próximos dias: um produto novo que você vai receber, o mais vendido da semana anterior, alguma coisa que você tenha muita sobra em estoque, uma dúvida que seus clientes sempre têm, algo que tenha a ver com o momento (dicas de presentes para o Dia dos Pais, por exemplo; kit especial de Natal, coisas do tipo);
– Organize esse material, pense nas fotos, nas legendas dos posts e programe tudo através do Business Suite (se você ainda não conhece, nós falamos sobre ele aqui neste texto)
– Pense também em enquetes e caixinhas de perguntas que você pode abrir nos stories, para conversar com os seus seguidores. Elas são uma ótima alternativa de conteúdo rápido e que gera infinitas possibilidades de material para o futuro.
Mas afinal, o que pode virar conteúdo para as nossas redes sociais? Na verdade, quase tudo é conteúdo hoje em dia, basta a gente pensar um pouquinho mais fora da caixa e entender que as nossas redes são muito mais do que uma vitrine virtual de produtos.
Quer uma ajuda? Então dá uma olhada nessas ideias de conteúdo que você pode explorar no seu negócio (além dos posts de produto):
– Aproveite as respostas que você obtém através da interação com o seu usuário para gerar seus próximos conteúdos. Por exemplo, se você postou um enquete perguntando qual cor de peça seus seguidores gostam mais, faça uma seleção de itens com a cor vencedora e monte um post no seu feed destacando esses produtos;
– Sempre que possível mostre nas redes sociais seu dia a dia e sua rotina. O que pode parecer sem graça para você, muitas vezes aproxima o seu seguidor e faz com que ele se sinta mais conectado com a sua loja;
– Dê um rosto para as pessoas. Mostre quem são os funcionários que respondem as mensagens online, quem é a equipe responsável pela expedição, diga seus nomes. É mais uma tática para que seu consumidor perceba que tem alguém de verdade ali atrás da tela, falando com ele. Isso faz toda a diferença na experiência. A loja de roupas Reserva, por exemplo, faz isso muito bem e envia, junto com cada pedido, um folder com a foto e o nome do funcionário que o embalou. A iniciativa sempre surpreende. Mas lembre-se: você precisa da autorização do funcionário para isso, ok?
– Peça sempre para que seus seguidores compartilhem seus produtos na rede social e marquem o perfil da loja. Isso te proporciona um conteúdo fácil e rápido de ser repostado e ainda gera prova social, ou seja, quem te seguem têm a chance de ver que pessoas reais tiveram uma boa experiência com a sua loja e se animam para experimentar também;
– Tem muito cliente perguntando a mesma coisa ou com dúvida sobre um mesmo produto? Faça um vídeo esclarecendo essas dúvidas e compartilhe no seu feed;
– Sempre que chegar um produto diferente grave um vídeo ou uma faça sequência de fotos ensinando a montar/usar e explicando seus diferenciais. As pessoas amam e vão se interessar ainda mais pela novidade;
– Crie eventos temáticos quando quiser aumentar a visibilidade de uma categoria de produtos específica. Por exemplo: Semana da camiseta, Quinzena da decoração, etc., e faça posts especiais durante todo o período. Se possível, ofereça um cupom de desconto para quem te acompanha nas redes sociais;
– Reforce suas formas de pagamento e os benefícios que a sua loja oferece (desconto para pagamento à vista, parcelamento sem juros no cartão, frete grátis para compras com um valor mínimo, entre outros). Nem todo mundo tem paciência para procurar essas informações no seu site;
E aí, gostou das ideias? Fazendo isso toda semana você vai perceber que, aos poucos, vai precisar de cada vez menos tempo para se organizar e manter tudo funcionando redondinho. Além disso, quanto mais você posta, maior a chance do seu usuário ter contato com o seu conteúdo e de engajar com ele. É um trabalho de formiguinha, mas que vai te render muitos benefícios no médio e longo prazo. Acredite!
Lembrando que hoje em dia já existem vários aplicativos que te ajudam a elaborar artes incríveis para as suas redes sociais. Nós falamos sobre eles recentemente lá no nosso Instagram, mas podemos trazer o assunto também para cá se vocês quiserem. Deixem pra gente nos comentários se vocês se interessam por esse conteúdo, combinado?
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