Não há como negar que o Google é a maior referência na internet quando queremos pesquisar sobre um produto ou serviço. Já é quase automático: sempre que precisamos contratar um profissional ou comprar um produto, recorremos à pesquisa do Google para saber o que estão falando sobre o estabelecimento na internet, se ele de fato existe e se o produto/serviço possui qualidade.
Diante de toda essa confiabilidade que o público coloca na plataforma, montar o perfil da sua empresa no Google (chamado até pouco tempo de Google Meu Negócio) é essencial para qualquer estabelecimento. Além disso, é super simples de fazer, você não paga absolutamente nada para isso e está disponível para os mais variados tipos de negócio, até mesmo os que não possui um escritório ou uma loja física, por exemplo.
A única exigência é que você tenha uma conta registrada no Google e, a partir daí, crie o seu perfil no site. Dentro do seu cadastro, é possível, entre outras coisas, criar uma lista com seus produtos e serviços, incluir fotos do seu estabelecimento e várias outras informações que você julgar relevantes para o seu público. Todos esses dados passam a ficar disponíveis nas páginas de pesquisa e o Google indicará você para as pessoas que estão próximas do seu negócio. Com o tempo, quanto maior for a sua avaliação no Google Mapas, melhor será o seu posicionamento nas pesquisas.
Se a sua empresa presta serviços específicos em períodos diferentes (por exemplo, um horário para atendimento e outro para entregas ou retiradas), você também pode definir tudo isso ali na página, além de cadastrar os horários especiais para fins de semana ou feriados, por exemplo.
Feedback e dados sobre os resultados
Além de obter esse destaque na página da pesquisa, a ferramenta do Google Meu Negócio também oferece dados sobre como está a interação das pessoas com a sua empresa. Para isso, todo mês você receberá em seu email um relatório de quantas vezes a sua empresa apareceu em alguma pesquisa e quantas pessoas clicaram no número do telefone, acessaram o seu site ou solicitaram rota para ir até o seu negócio.
Benefícios
Dentro da plataforma do Google Meu Negócio, você conta com uma área para cadastrar as últimas novidades sobre sua empresa e ainda tem acesso as fotos que os clientes enviam quando avaliam a sua empresa. Também é possível usar a ferramenta para repostar seus conteúdos do Facebook ou do Instagram, enriquecendo ainda mais seu perfil e compartilhando conteúdo relevante com seus clientes.
Além disso, no painel principal você também pode responder dúvidas dos clientes, analisar as últimas avaliações recebidas e até responder às avaliações negativas que, porventura, forem deixadas por um cliente insatisfeito. Desta forma, você acompanha de perto a experiência do seu cliente e consegue sanar os problemas antes que eles se tornem maiores.
Lembre-se: É primordial que você tenha um atendimento especial e que a satisfação do seu cliente seja o principal objetivo do seu negócio! Nós inclusive já falamos sobre isso aqui no blog, confira. Se você tem dificuldades em manter tudo atualizado, também pode adicionar outros usuários, para te ajudar a monitorar o perfil e responder aos clientes.
“Meu negócio não tem um estabelecimento fixo ou não vende produtos comerciais, trabalho com prestação de serviços. Posso ter um perfil também?”
Sim, você pode criar um perfil para a sua empresa mesmo que seu negócio não tenha um endereço físico. Nestes casos, basta que você tenha contato com os clientes pessoalmente (por exemplo, prestando serviços em domicílio ou atendendo diretamente em outras empresas).
Também é possível ter um perfil caso sua empresa seja híbrida, ou seja, possui um espaço para atendimento de clientes, mas você também faz visitas.
Dicas para que o perfil do seu negócio seja destacado no Google Mapas
Se você já tem um perfil do seu negócio no Google Mapas mas ainda não vê tanto resultado na plataforma, é importante ficar atento à algumas dicas:
- Olhe sempre a sua caixa de entrada do seu email. Você receberá alertas importantes sobre as avaliações e pesquisas sobre o seu negócio no Google. Lembre-se de responder a todas as solicitações e tirar dúvidas;
- Antes de responder uma avaliação negativa, respire fundo e conte até três. Tente compreender o avaliador, procure responder com educação e ofereça o suporte e as opções necessárias para resolver o problema. O usuário poderá mudar a avaliação para 5 estrelas! Depende do seu pós-venda.
- Cadastre um número de telefone para contato. Parece besteira, mas muita gente ainda liga para tirar dúvidas sobre produtos e serviços. Acredite, você pode se surpreender com o tanto de contatos novos que irá receber!
- Aproveite alguns dos seus posts do Facebook e Instagram e compartilhe-os também no Google Meu Negócio, através da opção “adicionar uma atualização”.
- Adicione algumas fotos dos seus produtos ou sua, trabalhando no local. Com isso você mostra que o seu negócio funciona e é profissional. Lembre-se de atualizá-las sempre que alguma mudança ocorrer.
- Liste seus produtos ou serviços na opção “adicionar produtos/serviços”. Inicialmente cadastre o que for seu carro chefe nos negócios e com o tempo vá tentando cadastrar tudo o que puder, quanto mais informações, melhor para o seu cliente e para o Google!
Dica de Ouro:
Peça para que seus clientes, amigos e parentes avaliem o seu negócio no Google Mapas. Além de escolher as estrelinhas que vão 0 à 5, incentive para que eles escrevam uma frase curta sobre a experiência ou satisfação com o seu negócio, e se possível, peça para que adicionem uma foto junto à avaliação. Como recompensa, você pode oferecer um cupom de desconto para próxima compra ou serviço, ou até mesmo um mimo (bombons, miniaturas, brindes, etc). Quanto maior o número de avaliações, mais confiança você passa para seus clientes.
Caso você tenha dúvidas sobre o Google Meu Negócio ou queira aumentar sua visibilidade no Google, entre em contato conosco✨ Estamos ansiosos para trocar ideias que façam o seu negócio ganhar destaque no mundo digital. Estamos te esperando!
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