A gente já listou anteriormente por aqui, 5 apps que são úteis para quem atua como freelancer, mas se você é do tipo que não dispensa o combo caneta+papel e ainda prefere manter sua organização “offline”, saiba que você não está sozinho.

Muita gente acredita que anotar seus compromissos em agendas ou mesmo em blocos de notas autocolantes (desses que podem ser espalhados por vários locais da casa ou do escritório), são mais funcionais do que a agenda do celular, por exemplo.

E isso faz sentido. 

Em geral, pesquisas mostram que quem anota coisas manualmente – sem digitá-las em um celular ou computador – tem mais chance de se lembrar daquilo depois. Isso foi demonstrado em vários estudos sobre o tema, desde os que examinaram a memória em geral até os que examinaram os métodos de anotações em sala de aula.

Por isso, se você faz parte desse grupo, confira os itens de papelaria indispensáveis para você se manter organizado ao longo de todo o ano:

Planner:

Uma das ferramentas mais populares nos últimos anos, o planar possui o diferencial de captar uma ampla variedade de informações em uma única ferramenta. Por ali, você anota seus compromissos, progressos, metas de curto e longo prazo, gestão orçamentária, pensamentos, projetos, tarefas e muito mais. Pode ser encontrado em três diferentes formatos: diário, semanal ou mensal.

Agenda:

Já tradicional, a agenda ainda se mostra muito útil para organizar os compromissos do dia, como reuniões, eventos, atendimento de clientes, entre outras coisas. Hoje em dia, no entanto, vem perdendo espaço para os planners, que são mais completos.

Post-it:

Esses bloquinhos de papel autocolantes com certeza já salvaram muita gente de esquecer um compromisso importante. Aliás, sua lista de funcionalidades é tão diversa que chega a ser impensável ficar sem eles por perto. Nos últimos anos, também ganharam novos formatos, que ajudaram a popularizar ainda mais esses papéis coloridos.

Mural:

Se você gerencia uma equipe – ainda que pequena – um mural de avisos ou um quadro branco pode fazer a diferença na sua organização de tarefas. Além disso, eles ainda podem ser usados em reuniões ou para anotar ideias que precisam ser desenvolvidas mais tarde.

Organizadores, pastas e ficheiros:

Não existe mesa de trabalho que esteja livre do acúmulo de papéis como documentos, contratos, pequenas anotações, etc. Logo, ter um local para organizar tudo isso é fundamental para garantir que nada irá ser descartado erroneamente. 

Não importa qual seja a sua escolha – se recursos analógicos ou digitais – o importante é encontrar a melhor forma de se manter organizado, para que a sua produtividade não seja comprometida. Acredite: por mais banal que pareça, manter o organização do ambiente de trabalho pode garantir uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumentar sua motivação.

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