As empresas estão se tornando cada vez mais conscientes de que precisam impressionar seus clientes não apenas com um ótimo produto, mas com uma embalagem que esteja à altura e que encante o consumidor.

E a preocupação faz todo o sentido. Afinal, independentemente do produto ter sido comprado on-line ou numa loja física, a embalagem é a primeira coisa que o cliente vai ver quando for interagir com o produto na sua casa. Portanto, é indispensável que essa primeira impressão seja positiva e duradoura.

Mas isso nem sempre foi assim. Por muitos anos as empresas negligenciaram a embalagem e não apostaram nela como uma forma de cativar e impressionar o cliente, acreditando que bastava escolher uma opção barata e funcional, que garantisse a proteção do produto.

No entanto, fica a pergunta: será que é só pra isso que a embalagem serve? Apenas para proteger o produto ou para armazená-lo durante o transporte?

De forma alguma! E nós vamos mostrar isso a você!

Mantém seus clientes informados

Além de armazenar produtos, as embalagens são super eficientes na hora de informar os consumidores sobre os ingredientes, o modo de uso e demais características do produto adquirido.

Inclusive, alguns produtos possuem regras muito claras do que deve ser informado na embalagem e de que forma essa informação deve ser apresentada.

Portanto, aproveite o espaço disponível na embalagem e esclareça possíveis dúvidas do seu cliente.

Aguçam os sentidos

Uma boa embalagem pode criar suspense e emoção. Sabe a máxima do “comer com os olhos”? Isso vale para produtos também.

Pense na cena clássica da Julia Roberts sendo presenteada com uma joia no filme Pretty Woman. Você acha que o impacto do presente seria o mesmo se, ao invés da linda caixa azul aveludada e com acabamento luxuoso, o Richard Gere tivesse entregado o mesmo colar num saquinho de papel pardo? Não, né?

Essa é apenas uma amostra do quanto uma bela embalagem pode seduzir o cliente e tornar a experiência da compra muito mais especial.

Causam uma boa primeira impressão

Por que os livros precisam de capas atraentes? Porque os leitores os julgam por elas. E o mesmo vale para designs de embalagens. Torne-as atraentes e as pessoas vão querer conhecer o produto que está lá dentro. Faça uma reflexão pessoal: quantas vezes você já preferiu um produto, em detrimento de outro, apenas porque a embalagem parecia mais bonita, tinha maior qualidade ou era mais interessante?

Podem aumentar a “lembrança” da sua marca

Além desses itens citados acima, a usabilidade da embalagem também é um fator a ser considerado na hora de criar a sua. Uma embalagem simples de abrir e fechar, fácil de dobrar e que, após o uso, pode ser reutilizada ou reciclada sairá na frente entre os consumidores.

Além disso, se a sua embalagem for bonita e funcional a ponto do consumidor querer guardá-la para utilizar em algum outro momento, é a sua marca que estará ali sendo lembrada de alguma forma por um longo período.

Recentemente nós falamos aqui no blog sobre como a Shein entrega seus produtos em saquinhos do tipo ziplock e devidamente personalizados que podem, facilmente, ser usados no dia a dia como organizadores de mala. Pense nisso!

Embalagem da Shein tipo Ziplock

Consegue perceber como a escolha de uma boa embalagem pode ser o diferencial que falta no seu negócio? Dependendo do seu nicho de atuação, ainda dá para expandir o aproveitamento dos sentidos e trabalhar com diferentes texturas, aromatizar as embalagens com o perfume da sua marca e muito mais.

Gostou das dicas? Então aproveita para fazer a lição de casa, repensar seus processos e estratégias e ver se a embalagem é algo que você pode melhorar. Caso você precise de uma boa fonte de ideias, vale a pena dar uma olhada no Pinterest. Lá tem muita coisa legal, criativa e que pode ser adaptada para a sua realidade e proposta.

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