Quando pensamos em email marketing, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é a caixa de entrada lotada de spams e propagandas, o que nos dá a sensação de que essa ferramenta está ultrapassada e cujas abordagens, muitas vezes, incomodam. Mas, não precisa ser assim.
Se bem trabalhado, o e-mail permanece forte e pode ser um dos principais meios de troca de mensagens entre empresas e pessoas. Dúvida? Então dá uma olhada nos números abaixo:
Números de email no Brasil
O Brasil ocupa o 9º lugar no ranking dos países que mais enviam email no mundo. São mais de 8 bilhões de acordo com o infográfico apresentado pelo Viver de Blog. Além disso:
- 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email;
- 72% checam a sua caixa de entrada 6x ou mais todo dia;
- Clientes que recebem novidades por email gastam 83% mais do que não cadastrados;
- 82% dos consumidores abrem emails de companhias;
- A cada R$1 investido, R$44,25 é o retorno médio na estratégia de email marketing.
Com isso, não tem como negar que o email marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para seu negócio nos dias de hoje!
Mas, qual será a melhor forma de trabalhá-lo?
Aposte em um gerenciador de email marketing
É quase impossível investir em uma estratégia de email marketing sem recorrer a um gerenciador ou a uma ferramenta de automação. Isso porque, através delas, é possível manter uma comunicação linear com seus clientes, criar campanhas de email específicas para cada perfil de público, enviar lembretes sazonais de forma automática e muito mais.
Essas ferramentas também te ajudam a manter seu lead aquecido, propondo novas interações com o seu negócio conforme ele avança no seu funil de vendas. Por exemplo, se o usuário baixou seu ebook de receitas, ele pode receber um email com receitas extras, indicações de vídeos para ajudá-lo na cozinha ou até uma lista de utensílios domésticos que podem auxiliá-lo no preparo dos pratos.
Outro recurso fundamental para quem trabalha com lojas virtuais, é programar emails com cupons de desconto para clientes inativos por um longo período ou lembretes de carrinho abandonado. Essas iniciativas costumam ter uma resposta bem interessante do público e podem garantir vendas inesperadas, com apenas uma boa automação.
Analise os números
Outro benefício muito importante das ferramentas de gestão de email são as estatísticas que elas te fornecem. É possivel saber, por exemplo, qual a frequência da abertura ou leitura dos emails, quantas pessoas clicaram em links, quais links foram mais acessados, quais horários possuem melhor engajamento, entre muitas outras coisas.
Hoje em dia há diversas plataformas para o gerenciamento de campanhas de email marketing. O Mailchimp e o Mailerlite são bons exemplos de ferramentas gratuitas que podem ser muito úteis para negócios que ainda estão começando.
Agora se a sua empresa já possui uma lista de clientes mais robusta e você precisa de automações mais complexas e elaboradas, a Orago recomenda o ActiveCampaign.
Aos poucos, você entende seus assinantes com mais profundidade e pode fornecer conteúdos, cupons e promoções alinhados com as necessidades do seu público.
Ofereça mais que seus produtos, ofereça conteúdo
Engana-se quem pensa que uma estratégia de email marketing para lojas virtuais se limita a enviar propagandas e promoções. É importante que ele seja um canal de comunicação rico, com conteúdo de qualidade, avisos importantes e gerador de relacionamento real entre a marca e o seu cliente.
Envie avisos sobre horários de funcionamento em datas comemorativas ou feriados; informações sobre eventos que você e seu negócio promovam ou participem; parabenize seu cliente no aniversário; presenteie-o com um cupom exclusivo; ou seja, faça o seu contato ser importante para você e demonstre isso! Afinal, compramos daqueles de quem lembramos e que sabemos que tem um carinho especial por nós.
Atenção e cuidado com os envios
Ficar atento com a frequência de envios é outra dica fundamental para quem quer construir um relacionamento sólido e saudável com o seu cliente.
Quantas vezes você já se descadastrou de algum email marketing por estar irritado com a imensa quantidade de material (Inútil!!) recebido todos os dias?
Portanto, tenha sempre em mente que mandar 10 emails por dia pode se tornar bem desagradável para quem o recebe; mas mandar apenas um por mês também pode colocar em risco toda a sua estratégia anterior.
Busque ao máximo conhecer o seu público alvo e, assim, criar listas segmentadas de envios. Talvez o contato que se interessa pelo conteúdo do seu blog não queira receber promoções da sua loja virtual. Dividir seu público em grupos com interesses parecidos, vai te ajudar a ser ainda mais assertivo nas suas campanhas.
Importante: Com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD é preciso respeitar a retenção de dados pessoais cadastrados. Então, sempre deixe claro as suas intenções ao coletar informações pessoais e tenha o consentimento dos titulares da mesma para o envio de qualquer informativo.
Você só deve enviar e-mails com campanhas e anúncios para pessoas que aceitaram receber mensagens da sua empresa. Além disso, você deve criar opções fáceis e visíveis para que elas possam cancelar esse serviço. Caso contrário, você estará infringindo a lei. Evite multas!
O email marketing funciona sim, é bastante atrativo e uma das ferramentas mais baratas de interação com seu cliente. Mas nunca se esqueça de traçar suas estratégias priorizando conteúdo relevante e oferecendo benefícios reais ao seu público.
Se você tem dúvidas de como iniciar nessa jornada, a Orago pode te ajudar! Assine nossa lista de novidades e receba informações sobre como gerenciar seu negócio com o Marketing Digital.