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O marketing digital está em constante evolução, e é importante para as empresas se manterem atualizadas com as últimas tendências para ter sucesso e conseguirem adaptar sua estratégia de acordo com o que os seus clientes estão consumindo no momento. 

Pensando nisso, aqui estão algumas das principais tendências de marketing digital para este segundo semestre de 2023:

Aumento do uso de vídeos

Os vídeos seguem sendo cada vez mais populares, e as empresas estão usando-os para se conectar com seus clientes de novas maneiras. Você pode usá-los para criar conteúdo informativo, como tutoriais ou vídeos de produto, ou para contar histórias e criar conexões emocionais com os clientes.

Atualmente, o tráfego de vídeo online já representa mais de 80% de todo o tráfego de internet, por isso, tente incluir cada vez mais este formato no seu calendário editorial e não se esqueça de legendar esses vídeos, para que eles sejam sempre acessíveis para todos os usuários da plataforma.  

Foco na personalização

Os clientes estão cada vez mais esperando experiências personalizadas, e as empresas precisam se adaptar a isso. O marketing personalizado permite que você atinja seus clientes com mensagens relevantes e atraentes para eles. Isso pode ser feito usando dados demográficos, hábitos de navegação e outras informações para criar campanhas devidamente segmentadas.

De acordo com um estudo da Salesforce, 91% dos consumidores estão mais propensos a fazer negócios com empresas que oferecem experiências personalizadas. Isso mostra que este tipo de marketing é uma estratégia eficaz para aumentar as vendas e a satisfação do cliente.

Crescimento do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra na criação e distribuição de conteúdo de alta qualidade para atrair e reter clientes. Este material pode ser em uma variedade de formatos, como artigos de blog, e-books, vídeos e infográficos. Ao criar conteúdo valioso e relevante, as empresas podem se posicionar como especialistas em seu campo e construir relacionamentos com seus clientes. 

Entenda quais são as principais demandas e necessidades dos seus clientes (seu inbox e as caixinhas de perguntas podem ser excelentes maneiras de levantar esses dados) e antecipe-se a elas, desenvolvendo um conteúdo que atenda a essa demanda de forma simples e eficaz. 

Uso de inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o marketing e as empresas que não a adotarem ficarão para trás. Se você ainda não está familiarizado com o assunto, saiba que hoje é possível utilizar a IA para automatizar tarefas, personalizar campanhas e prever o comportamento do cliente. Isso pode liberar os profissionais de marketing da sua empresa para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e ajudá-los a alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Ênfase na experiência do cliente

A experiência do cliente (CX) é mais importante do que nunca, e as empresas precisam se concentrar em criar experiências positivas em todos os pontos de contato. Isso inclui o site da empresa, as plataformas de mídia social, o atendimento ao cliente e muito mais. Ao fazer isso, as empresas podem aumentar a satisfação do cliente, gerar mais leads e ampliar as vendas.

Um levantamento recente feito pela Bain & Company mostrou que uma melhoria de 5% na experiência do cliente pode levar a um aumento de 10% nas vendas. Ou seja, vale a pena dedicar um tempo extra para cuidar disso. 

Gostou das dicas? Pois essas são apenas algumas das principais tendências de marketing digital para os próximos meses. Ao ficar de olho em tudo isso, as empresas podem se manter atualizadas com as últimas inovações e garantir que estão usando as melhores estratégias para alcançar seus objetivos.

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