Não importa seu nível de conhecimento sobre marketing digital, você certamente já viu e até mesmo clicou num anúncio do Google Ads. Milhares e milhares de empresas de todos os tamanhos e em todos os países investem mensalmente nesta que, atualmente, é uma das principais plataformas de tráfego pago do mundo e com os melhores resultados comprovados.
Embora o SEO orgânico ainda seja uma ferramenta fundamental e que nenhuma empresa pode ignorar (ou, pelo menos, não deveria) quando se fala de estratégia de marketing, a publicidade paga precisa fazer parte do seu escopo, pois traz uma vantagem competitiva imensa, é muito democrática e oferece benefícios difíceis de ignorar.
E como funciona o Google Ads, afinal?
De maneira simplificada, dizemos que se trata de uma ferramenta onde o anunciante paga por cada clique que seu anúncio recebe dentro do mecanismo de busca. No entanto, o que o diferencia de outros sistemas de anúncios pagos, como o do Facebook, por exemplo, é que esses anúncios só vão aparecer para os clientes no momento em que eles precisam daquele produto ou serviço.
Ficou confuso? Então vamos explicar melhor. Se você tem mais de 30 anos certamente lembra das Páginas Amarelas, certo? Ninguém abria essa parte da lista telefônica para percorrer empresa por empresa que estava ali, sem motivo algum, só porque estava com tempo livre. O que ocorria, na maioria das vezes, era você precisar de um produto ou serviço específico e, por isso, ir buscá-lo dentro das Páginas Amarelas. Justamente por isso elas eram tão eficazes.
As empresas podiam colocar seus anúncios exatamente onde os futuros clientes em potencial iriam pesquisar quando precisassem tomar uma decisão de compra/contratação.
E é exatamente isso que o Google faz hoje. Ele não exibe todos os resultados para todos os clientes o tempo todo. Ele irá mostrar o seu consultório ou a sua loja, por exemplo, apenas para quem pesquisar por aquele assunto, naquele momento, dentro de um raio específico de cobertura, que é você quem vai definir.
Por isso é tão difícil superar esse tipo de timing com qualquer outro modelo de publicidade. Esqueça aquela ideia de anunciar numa revista, que no mês que vem já vai ter saído de circulação; ou no intervalo de um programa de TV que, às vezes, sua audiência nem assiste mais. Com o Google Ads o nível de assertividade na entrega e na seleção do seu público é tão bom, que o fechamento ou não do negócio vai depender única e exclusivamente das suas ofertas e dos benefícios que o seu negócio for capaz de entregar para o cliente naquele momento. Percebe o quão incrível tudo isso pode ser?
Bom, se você ainda tem dúvidas se deve ou não usar o Google Ads, conheça outros benefícios que a plataforma oferece.
1. Não existe investimento mínimo
Sabe aquela história de valores fechados de anúncios, dependendo da página ou do tempo de veiculação da sua propaganda? No Google Ads as coisas não funcionam dessa maneira. Quem define quanto vai ser colocado dentro da plataforma é você, de acordo com o seu caixa, as suas possibilidades e o que você busca alcançar com a sua campanha. Essa liberdade de investimento democratiza a publicidade e permite que qualquer negócio, independentemente do tamanho, consiga ter seu produto ou serviço exposto, sem arriscar muito dinheiro e sem comprometer a saúde financeira da empresa.
2. Resultados altamente mensuráveis
Quando você está investindo dinheiro, não importa se muito ou pouco, precisa acompanhar os resultados e ser capaz de medir o retorno desse investimento (ROI). E neste sentido, o Google Ads é uma das ferramentas de marketing on-line mais mensuráveis disponíveis. As métricas fornecidas são muito transparentes e facilitam uma leitura rápida sobre a sua estratégia, se funciona ou não, quando as alterações são necessárias e qual aspecto precisa ser melhorado.
Além disso, quando um de seus anúncios envia tráfego para uma página do seu site, sua conta do Google Analytics pode rastrear esse tráfego desde o anúncio até a compra, fornecendo informações completas sobre o que você gastou para obter essa conversão e como isso atingiu suas metas finais.
3. Público-alvo super segmentado
Independentemente de quem é o seu público-alvo, com o Google Ads você pode ter certeza de que irá alcançá-lo. As possibilidades de segmentação da plataforma são tão incríveis, que variam do tipo de dispositivo que o consumidor utiliza até dados demográficos bem específicos, como estado civil, nível de escolaridade ou área de atuação profissional.
Dessa forma, não existe negócio nichado o bastante que não consiga conversar especificamente com a sua audiência.
Você também pode segmentar o público com base em seus hobbies e interesses, bem como palavras-chave altamente específicas para garantir que as pessoas com forte intenção de compra encontrem seu produto ou serviço.
4. Resultados mais rápidos
Embora o SEO orgânico seja parte integrante da sua estratégia, os resultados de uma campanha de tráfego pago são genuinamente mais rápidos e imediatos do que os de uma campanha de pesquisa orgânica. Isso porque seus anúncios começam a veicular no exato instante em que são aprovados pela plataforma, o que normalmente acontece minutos após sua configuração. Logo, se você tem um site novo e nenhuma base histórica sólida construída, o Google Ads pode ajudar e muito na construção desse alicerce.
5. Seus concorrentes – muito provavelmente – já estão lá
Faça uma lista de seus concorrentes diretos e veja quantos deles já investem no Google Ads.
E não estamos dizendo que você tem que fazer “porque todo mundo está fazendo”, mas se seus concorrentes estão apostando neste tipo de anúncio, há uma ENORME chance deles aparecerem na sua frente quando o usuário pesquisar pelo seu serviço. E este é um cenário bem desagradável, não é mesmo?
Embora o tráfego pago não afete diretamente as classificações orgânicas, eles aparecem acima dessa listagem. Então, ainda que você tenha feito um trabalho de SEO maravilhoso e tenha a primeira posição do Google garantida, existe a chance de ver sua loja aparecer apenas na quarta posição da página, já que até três anúncios pagos poderão vir na frente dela.
E como nem sempre o usuário se dá conta dessa diferença – entre orgânico e pago – você sempre correrá o risco de perder o cliente. Logo, aparecer nos dois resultados possíveis, além de maximizar sua visibilidade no mecanismo de pesquisa, ainda atrai mais cliques.
IMPORTANTE:
Antes de criar dezenas de campanhas de tráfego pago para a sua empresa, tenha em mente que, para ter sucesso com o Google Ads, você precisa saber exatamente quanto pode pagar por cada clique e por cada novo cliente, pois é isso que vai determinar quanto você vai investir mensalmente na plataforma. Sem esses números, há o risco de você interpretar a campanha como um sucesso, mas não ter lucro real com as vendas.
Ao calcular seus custos de operação e definir quanto você pode pagar por um visitante, você passa a tomar decisões melhores sobre todos os outros anúncios.
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