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Um dos principais desafios de quem trabalha fora é conseguir organizar, de forma eficiente, todas as tarefas que precisam ser realizadas

Com a tentação das mídias sociais, da Internet como um todo e até da agitação natural que existe no ambiente de trabalho, é fácil sofrer com perdas de foco, interrupções e distrações.

Tudo isso colabora para que sua produtividade seja reduzida e que a lista de tarefas cresça de tal maneira que, em determinado momento, você não saberá mais nem por onde começar. 

Mas afinal, como impedir que isso aconteça e garantir que os dias sejam produtivos? 

A boa notícia é que com um pouco de planejamento e atenção aos detalhes, é possível derrubar os monstros da perda de foco e da procrastinação e chegar ao final do dia com a sua lista de tarefas bem encaminhada. 

Confira abaixo 10 dicas que irão te ajudar nesse processo: 

Durma bem

O sono melhora sua cognição e concentração – e o aumento da cognição e da concentração levam ao aumento da produtividade, o que, em última análise, leva a um melhor desempenho. Quando você dorme pelo menos 7 ou 8 horas por noite, suas habilidades de resolução de problemas e memória melhoram – assim você consegue fazer mais em menos tempo.

Beba muita água

Nossos cérebros são compostos por 85% de água. Se essa porcentagem cai, você perde suas habilidades cognitivas, numa proporção de 1 para 5 (ou seja, menos 1% de água = menos 5% de capacidade cognitiva). Com isso, você fica menos concentrado, menos alerta e menos propenso a ser produtivo.

Crie uma lista de tarefas

Ao criar uma lista de coisas que você precisa fazer, você sempre saberá exatamente o que precisa realizar até o final do dia. E depois que tudo estiver no papel, é menos provável que você se desvie daquilo que é realmente importante. Além disso, ir riscando as tarefas que já foram realizadas ajuda a visualizar o andamento das coisas e dá um estímulo extra quando você percebe que falta pouco para concluir a demanda do dia. 

Estabeleça prazos para as tarefas

Estabelecer prazos para a conclusão das tarefas te ajuda a colocar o trabalho em perspectiva. Isso porque quando você sabe que tem uma tarefa importante para concluir na próxima semana e outra apenas no final do mês, consegue estabelecer um ranking de prioridades, para saber no que concentrar seus esforços primeiro. 

Além disso, ao definir seus próprios prazos, você consegue se organizar para finalizar a tarefa antes mesmo de começar a ser cobrado por isso. 

Faça pequenas pausas ao longo do dia

Está provado que nosso cérebro não consegue se manter focado em uma atividade por muito tempo.  Por isso, é fundamental fazer algumas pausas ao longo dia. Divida seu dia de trabalho em pedaços de, no máximo, 90 minutos e se dê um intervalo entre esses períodos. Você pode usar essas pausas para tarefas simples, como tomar água, buscar um café, ir ao banheiro, entre outras coisas. 

Não seja perfeccionista

Você pode lutar pela perfeição em tudo que faz – mas, como nada é realmente perfeito, você estará apenas perdendo seu tempo ou, em alguns casos, cultivando uma bela gastrite! Passe a encarar as correções e apontamentos recebidos como uma possibilidade de aprendizado. 

Não pule as refeições

Muitas vezes, para finalizar uma tarefa dentro do horário, as pessoas decidem atrasar seus horários de refeição ou mesmo eliminá-los. No entanto, essa prática trará mais danos do que benefícios. Quando você não se alimenta corretamente, seus níveis de glicose caem e você ficará menos concentrado, mais mal-humorado e menos propenso a ser produtivo. Pense nisso!

Aprenda a dizer não

Essa pode parecer a mais difícil, mas é uma das mais importantes. Tenha sempre em mente que fazer tudo o que as pessoas pedem pode significar o comprometimento das suas atividades, pelas quais você será cobrado depois. Portanto, se a sua demanda já estiver muito grande, evite aceitar mais solicitações extras, já que a chance de você se sobrecarregar é grande. E lembre-se: quanto maior o seu estresse, menor a sua produtividade. 

Fuja das distrações

Distrações como redes sociais, celular e notícias são  ótimas no seu tempo livre. Mas se você tiver que trabalhar em um projeto importante com um prazo apertado, elas podem ser muito prejudiciais. Por isso, 

bloquear alguns sites ou deixar o smartphone em um local de difícil acesso podem ser de grande ajuda se você perceber que isso tem tomado muito do seu tempo diário.

Faça uma coisa de cada vez

Você pode até pensar que fazer várias tarefas ao mesmo tempo vai te ajudar a  concluir mais trabalhos em menos tempo. No entanto, isso não é verdade, já que você terá se concentrado menos e poderá deixar passar muita coisa que precisará ser refeita no futuro. Em compensação, se você começar a trabalhar em outra tarefa somente depois de concluir a anterior, dará total atenção a ela e terminará da melhor maneira possível, diminuindo a necessidade de refações.

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