O uso de blogs como parte da estratégia de marketing é uma maneira muito eficaz de as empresas alcançarem clientes potenciais, independentemente do tipo ou tamanho do negócio.

Através dos blogs, fica muito mais fácil para os clientes encontrarem empresas por meio do Google, por exemplo, pois são excelentes canais para criação de conteúdo informativo que responda perguntas comuns dos clientes: como usar um produto, como resolver um problema ou, simplesmente, quais benefícios este produto oferece. 

Atualmente, estima-se que cerca de 60% das pessoas leem blogs pelo menos uma vez por semana, de acordo com a HubSpot. Portanto, seja você uma pequena empresa ou uma grande corporação, conheça sete razões fundamentais para você criar um blog agora mesmo.

1. Direcionar tráfego para um site

Nos blogs você tem espaço para criar um conteúdo relevante que ajudará a aumentar o tráfego do site de diferentes maneiras: através da busca orgânica em mecanismos de pesquisa (quando o cliente quiser saber como resolver problemas ou buscar mais informações sobre o seu produto); ou servindo de base para as postagens da sua rede social. É possível compartilhar links diretos no Facebook, LinkedIn e Twitter, por exemplo, dando aos leitores um motivo para acessar o site da sua empresa com mais regularidade.

2. Melhorar a otimização dos mecanismos de pesquisa

Imagem: Freepik

Parte da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é direcionar o tráfego orgânico para um site. Os resultados são calculados por novo conteúdo, número de páginas indexadas e palavras-chave disponíveis. E as empresas podem melhorar todas essas áreas – otimizando seu posicionamento dentro do Google, por exemplo – apenas tendo um blog. Para te ajudar com as pautas e com a escolha das palavras-chave realmente relevantes para o seu nicho, você pode recorrer às ferramentas Google Trends, Semrush ou Answer the Public. 

3. Aumentar a lista de emails

As listas de e-mail são uma ótima maneira de interagir com os clientes, mas conseguir novos endereços pode ser bem difícil se eles nunca ouviram falar da sua empresa. Com os blogs, você pode se tornar uma referência importante de conteúdo, fazendo com que os clientes se familiarizem com a marca e, assim, se disponham a assinar sua newsletter. 

4. Criar conteúdo para mídias sociais

A mídia social fornece uma maneira fácil para as empresas compartilharem conteúdo. Por isso, depois que uma postagem de blog é criada, faça um post de divulgação deste material e disponibilize o link nas suas redes sociais. Certifique-se também de compartilhar em várias plataformas diferentes, visando alcançar o maior número de pessoas possíveis.

5. Construir o reconhecimento da marca

Se você ainda não está criando reconhecimento de marca para sua empresa, agora é a hora de começar. E uma das melhores maneiras de fazer isso é tendo um blog interessante e informativo. Com ele, você consegue oferecer informações suficientes para dar suporte ao seu negócio e mostrar ao seu público-alvo o que você faz. Automaticamente, enquanto consomem seus textos, os leitores estão criando consciência da sua empresa e aumentando o reconhecimento da sua marca de uma forma natural e orgânica, o que vai aumentar a sua credibilidade sem quaisquer esforços ou grandes gastos da sua parte.

6. Estabelecer conexões mais profundas

Imagem: Freepik

As empresas podem parecer frias na maioria das vezes, mas se você tem um blog, pode fazer com que seu público entenda um pouco mais do dia a dia dos negócios e conheça seu lado mais humano. 

Para se ter ideia da importância desse processo, um estudo da Demand Metric mostrou que 60% dos consumidores gostam de ler conteúdo de marcas; e 82% dos clientes se sentem mais positivos sobre uma empresa depois de ler seu conteúdo.

7. Educar e envolver os leitores

Consumidores gostam de ser informados sobre todos os detalhes do produto que ele consome/vai consumir. Portanto, mostre isso a eles. Explique os processos, as vantagens, o passo a passo de produção e de uso, os diferenciais perante a concorrência e use todos esses pontos para envolver seu público. 

Se os leitores deixarem um comentário em uma postagem de blog, interaja com eles respondendo ao comentário ou pergunta. Textos de blog possuem vida útil muito maior do que os posts de redes sociais, portanto, futuros leitores poderão ter as mesmas dúvidas e já visualizar essas interações, antecipando as etapas do funil de venda. 

Dica extra: Lembre-se de ser uma fonte de informações confiáveis dentro do seu nicho e não foque em apenas falar de si mesmo. Notícias relevantes da área e novidades importantes também podem – e devem – fazer parte da sua lista de pautas. Tenha em mente que o objetivo do seu blog, antes de tudo, é educar. Para depois vender. 

Exemplos de blogs incríveis para você se inspirar 

Blog da Natura – natura.com.br/blog

Imagem: Blog – Natura

A Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e seu blog reflete a autoridade que a empresa conquistou ao longo dos anos. Por ali você encontra posts dos mais diversos assuntos, de bem-estar a dicas de penteados, passando por sugestões de presentes e conteúdo educacional sobre saúde da pele e dos cabelos. 

Blog Facilita Consul – consul.com.br/facilita-consul

Imagem: Blog Facilita Consul

Outro blog incrível e que todo mundo deveria ter salvo nos favoritos é o da Consul. Além de guias completos sobre eletrodomésticos, para te ajudar a escolher qual é o ideal para você, o site ainda concentra dicas de receitas práticas para o seu dia a dia, passo a passo para deixar a sua casa mais organizada e tutoriais de como fazer algumas tarefas corriqueiras, como lavar seu tênis na máquina com segurança ou dobrar lençóis com elástico. Imperdível. 

E você, já pensou em ter um blog para a sua empresa, mas não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossa equipe.

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