Tão importante quanto montar uma boa estratégia de marketing para o seu negócio, sem dúvidas, é estar atento às novidades que são lançadas pelas plataformas.
Isso porque quando você acompanha de perto esses anúncios, consegue sair na frente dos seus concorrentes e se beneficiar das inovações quando ainda tem pouca gente usando o recurso.
Pensando nisso, listamos abaixo algumas das novidades anunciadas nos últimos 30 dias, para você ficar de olho e definir se alguma delas pode impactar seu planejamento de alguma forma. Confira.
Reels de 90 segundos no Facebook
O Facebook aumentou o comprimento máximo dos reels postados na plataforma. Com isso, a partir de agora, são aceitos vídeos com até 90 segundos de duração e não mais apenas 60 segundos, como era anteriormente.
A mudança já havia ocorrido no Instagram, mas agora a novidade também se aplica ao Facebook. Os 30 segundos adicionais devem oferecer mais liberdade aos criadores para criar vídeos muito mais envolventes e interessantes.
Além dessa novidade, o Facebook ainda fez várias pequenas alterações na plataforma de reels. Entre outras coisas, os usuários que não possuem muitas habilidades de edição, agora podem criar vídeos usando modelos pré-prontos, parecido com o que acontece no CapCut.
Vale lembrar que, no momento, os reels são o formato de conteúdo com crescimento mais rápido da Meta, atraindo criadores de conteúdo e consumidores simultaneamente.
Canais do Instagram
Outra novidade anunciada pela Meta nesse mês foram os Canais do Instagram. De acordo com as informações divulgadas pelos representantes da rede social, esses canais servirão como um meio de transmissão para criadores compartilhem mensagens públicas diretamente com seus seguidores.
Inclusive, o recurso foi anunciado pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, com seu próprio ‘Meta Channel’ – o canal oficial da empresa no Instagram.
No blog da empresa, também foi explicado que os criadores poderão criar asses canais para compartilhar suas últimas atualizações e momentos dos bastidores, enviar notas de voz e até mesmo disponibilizar enquetes para coletar feedback dos fãs.
Alguns detalhes importantes são: apenas os criadores poderão enviar mensagens nos canais de transmissão; seguidores apenas poderão reagir ao conteúdo e votar nas enquetes; embora qualquer pessoa possa descobrir o canal de transmissão e visualizar o conteúdo, apenas os seguidores que entrarem no canal receberão notificações quando houver atualizações; seguidores podem sair ou silenciar os canais de transmissão a qualquer momento.
Fim dos anúncios de sobreposição no Youtube
O YouTube anunciou que irá descontinuar um de seus formatos de anúncio mais antigos. A partir do próximo dia 6 de abril, a plataforma deixará de exibir os “anúncios de sobreposição” que aparecem em vídeos assistidos em computadores.
O formato foi um dos primeiros tipos de anúncio do YouTube, mas desde então foi superado por outros que geravam maiores fontes de receita.
“Anúncios de sobreposição são um formato de anúncio veiculado apenas em computadores e atrapalham os espectadores”, disseram os representantes da empresa.
Por isso, a partir de 6 de abril eles não serão mais exibidos como uma opção de monetização no YouTube Studio.
Vale lembrar que as sobreposições já estavam indisponíveis em dispositivos móveis, portanto, os espectadores no aplicativo do YouTube não irão notar nenhuma diferença. No entanto, para alguns negócios, que apostam no formato, será preciso repensar a estratégia.
E você, já sabia dessas novidades? Pois fique atento aqui no Blog da Orago que, sempre que possível, faremos esse resumo das principais novidades, para você não perder nada e ficar sempre antenado nas mudanças.