|

A humanidade vive um dos seus momentos mais difíceis, desde o final da última guerra mundial. O que inicialmente parecia ser algo pontual e passageiro, se transformou em uma pandemia que já dura mais de um ano e que colocou em risco tudo que a gente conhecia como normal. As economias despencaram, pessoas em todo o mundo estão perdendo seus empregos e muitas empresas tiveram que recorrer a algumas novas práticas e estratégias para manter seus funcionários seguros e suas operações em funcionamento. 

Com isso, muitas das velhas formas de gerenciar uma empresa precisaram ser repensadas e agora, com a vacina finalmente em andamento, chega a hora das organizações planejarem os próximos passos, para quando a quarentena acabar. 

Mas, o que será que mudou no nosso comportamento de um ano pra cá? 

  • As empresas começaram a estabelecer uma cultura de colaboração entre os funcionários, clientes e associados, usando ferramentas e recursos online mais do que nunca;
  • O distanciamento social tornou-se a nova norma e deve permanecer por um tempo ainda, mesmo após a vacinação;
  • Todos estão mais preocupados em manter a higiene pessoal para sua própria segurança e também dos demais próximos;
  • Muitas empresas entenderam que os funcionários poderiam desfrutar de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal se pudessem trabalhar de casa… e que isso não comprometeria a produtividade;

Diante disso, separamos 5 pontos importantes que deverão continuar sendo considerados pelas organizações mesmo depois da quarentena:

1. Firme parcerias

Encontre empresas ou profissionais semelhantes que possam agregar valor ao seu negócio ou que supram uma necessidade real que você tenha . Por exemplo, se você não possui uma estrutura de delivery de produtos, pode dividir os custos de um entregador freelancer com a loja ao lado da sua. Ou pode usufruir de plataformas que ofereçam serviços de entrega, para viabilizar isso  para você. As colaborações podem aumentar sua rede e economizar tempo e dinheiro para sua empresa.

2. Fique atento aos funcionários com doenças respiratórias ou crônicas

Embora todos nós sejamos igualmente vulneráveis ao COVID-19, ele representa uma ameaça ainda mais grave àqueles que têm alguma doença respiratória ou sofrem de doenças crônicas. Com isso, a outra tarefa importante para você é identificar quais funcionários podem estar nessas condições. Se for possível, mantenha-os trabalhando de casa. Caso não seja, cogite deslocá-los para setores que não precisem ter contato direto com o público.  

3. Minimize as reuniões e as viagens de trabalho 

Outro ponto a adicionar à sua lista de verificação de estratégia pós-bloqueio é restringir todas as reuniões e viagens de negócios não essenciais para a sua organização. Portanto, mesmo depois que a quarentena acabar, incentive todos a continuarem com os encontros online. Isso não apenas manterá sua equipe em segurança, como também ajudará a organização a reduzir algumas de suas despesas.

4. Duplique sua presença nas redes sociais

A quarentena aumentou consideravelmente o tempo que as pessoas passam online, em redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo. Tire proveito disso. Aumente a quantidade de conteúdo que você disponibiliza por lá e mantenha o público antenado com o dia a dia do seu negócio. Anuncie serviços especiais, produtos e use a mídia social para criar uma boa representação visual de sua marca. Crie vídeos demonstrativos para que elas possam ver seu produto ou serviço em ação. Certifique-se de incluir uma chamada em todo o seu conteúdo, por exemplo: “visite nosso site” ou “entre em contato agora mesmo”, isso garantirá que você está transmitindo ao seu cliente uma mensagem clara sobre onde ele poderá ir em seguida, caso tenham se interessado pelo que você está oferecendo. 

5. Não se renda 

“Não é o mais forte ou o mais inteligente que sobreviverá, mas aqueles que podem gerenciar melhor a mudança.” Por isso, seja proativo. Pense em quais aspectos de seu negócio podem ser adaptados para continuar fornecendo produtos ou serviços mesmo durante este período delicado? Procure lacunas no mercado, envolva seu público-alvo, descubra o que ele precisa e se ajuste. Considere o gigantesco leque de opções oferecidas no universo digital. Muitas empresas souberam tirar proveito disso e cresceram neste último ano. Pode acontecer o mesmo com você. Arrisque!  

A quarentena tem sido devastadora para muita gente e, a cada dia que passa, ficamos mais ansiosos para saber quando poderemos voltar ao nosso modo de vida normal. No entanto, é preciso considerarmos: será que isso será realmente possível um dia? Será que o vírus tem chances de ser erradicado? Será que nunca mais veremos surgir algo parecido? Diante de tantas incertezas, precisamos entender que, talvez, seja a hora de repensar o modelo de negócios que funcionou até o momento e nos abrirmos para a mudança. Ela depende de nós e, principalmente, das medidas que tomamos hoje para nos mantermos seguros nesta crise.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.