Ficar sentado na frente de um computador todos os dias pode causar estragos em seu corpo. Principalmente se você não tiver uma configuração ergonômica ideal e permanecer na mesma posição por horas seguidas.

Os hábitos que construímos em nossa mesa, especialmente quando estamos sentados, podem contribuir para o surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo:

  • dor no pescoço e ombro
  • obesidade
  • distúrbios músculo-esqueléticos
  • estresse
  • dor na região lombar
  • Túnel do carpo

No entanto, estudos mostram que o alongamento regular pode ajudar a reduzir essas dores. Além disso, pausas regulares para ficar de pé e alongar aumentam a produtividade, permitem que seus olhos descansem e que todo o seu corpo se sinta mais confortável.

Os exercícios de flexibilidade a seguir irão te ajudar a reduzir essas dores e melhorar sua qualidade de vida de uma maneira geral. Por isso, faça-os sempre que puder.


Sentado ou em pé, segure os braços para trás e, se puder, junte os dedos. Estique os braços e levante suavemente as mãos alguns centímetros até sentir um estiramento no peito. Segure por 10 a 30 segundos. Evite esse movimento se tiver problemas nos ombros.


Sentado ou em pé, levante os ombros em direção às orelhas, apertando-os o máximo que puder. Segure por 1 a 2 segundos e role-os para trás ou para frente enquanto relaxa. Repita de 8 a 10 vezes alternando os giros para frente e para trás.


Na posição sentada e com um pé apoiado no chão, cruze a perna e contraia o abdômen e gire suavemente o tronco para o lado da perna que você cruzou. Use as mãos no apoio de braço ou assento da cadeira para ajudar a aprofundar o alongamento. Apenas gire o máximo que puder e mantenha as costas retas enquanto mantém os quadris alinhados. Segure por 10 a 30 segundos e repita do outro lado.


Sentado ou em pé, entrelace os dedos e estique-os em direção ao teto. Respire fundo enquanto se alonga o máximo que puder, depois expire e abra os braços, puxando-os de volta para baixo. Repita de 8 a 10 vezes.


Sentado ou em pé, estique os braços passando pela frente do corpo e alongue o máximo que você conseguir. Segure por 15 segundos. Repita de 8 a 10 vezes, trocando os braços.


Sentado, estique uma das pernas e deixe-a bem reta, mantendo a outra apoiada no chão, o quadril alinhado e a coluna totalmente encostada na cadeira. Segure por 15 segundos. Repita de 8 a 10 vezes, trocando as pernas.


Lembrando que essas dicas são meramente informativas e, de forma alguma, substituem o parecer de um especialista. Portanto, se você sofre com algum tipo de dor constante e acredita que ela pode ser decorrente da sua postura ao longo do dia, procure orientação médica.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.